terça-feira, 28 de junho de 2011

HIDRATAR OS LÁBIOS NO INVERNO



Por não conter glândulas sebáceas e recursos para uma reconstrução celular efetiva, que aceleraria o processo de regeneração, a pele dos lábios pede altas doses de hidratação. Dessa forma, o produto mais indicado para cuidar dos lábios no inverno é o lip balm – um tipo de batom sem cor concentrado com fórmula hidratante.


A manteiga de cacau é muito utilizada no inverno, porem  o produto age somente como um “selador”, e não como um hidrante.O LIP BALM,  pode ser usado sozinho ou antes do batom, não apenas no inverno, mas em todas as estações para manter um aspecto saudável da sua boca, ele cremoso e não tem aspecto oleoso, como a manteiga de cacau. Ele não apenas umedece os lábios, mas regenera o tecido.
As mulheres não são as únicas a sofrerem com o ressecamento dos lábios no inverno, os homem também, portanto meninos não tenham vergonha de hidratar seus lábios. Existem várias marcas e modelos, veja o que melhor se adapta a sua pele (creme, batom, stik, roll on).
Batons especiais também são boas opções. É importante verificar se na composição do produto há ingredientes hidratantes, como vitamina E, manteiga de karitê e ceras. Em casos mais sérios, como rachaduras e fissuras que sangram – com uma possível evolução para infecção – produtos tópicos com ácido hialurônico e até antibióticos via oral são receitados pelo dermatologista.



Dicas para lábios bonitos e hidratados: 

1. Não passe a língua nos lábios para atenuar a sensação de frio. Os sais contidos na saliva e o pH provocam um efeito rebote, causando ou piorando o ressecamento.

2. Os lábios também precisam ser esfoliados para se remover o excesso de pele e promover a renovação celular da região. Existem várias marcas no mercado de esfoliantes labial.  Um modo bem baratinho de fazer uma esfoliação é utilizar uma receita caseira com fubá ou aveia e mel ou azeite de oliva. Basta misturar um pouco destes ingredientes e massagear suavemente os lábios com movimentos circulares ou de vai e vem. ATENÇÃO: não esfregue com muita força e nem por muito tempo (cerca de 2 minutos já é o suficiente) porque caso contrário você pode se machucar e piorar ainda mais o problema.

3. Batons muito coloridos (como os vermelhos) devem ser usados moderadamente. Por conta do corante, eles aumentam a chance de dermatite de contato e irritação

4. Fuja dos batons 24 horas. Para obter o efeito de alta fixação, o produto possui substâncias que ressecam os lábios.
5. Beba muita água, até nos dias mais frios. A hidratação também ocorre de dentro para fora.

5. Tenha sempre um lip balm em casa e outro na bolsa. Aplique antes do batom e reaplique sempre que sentir necessidade. Caso  você precise com urgência um lip balm e está sem uma dica é usar Bepantol Pomada. Ele é um potente hidratante pois é rico em vitamina B5, passe uma camada generosa, se seu lábio absorver ou essa camada secar, repita a camada de Bepantol durante todo um dia, isso mesmo, use durante um dia completo.
Estes cuidados podem e devem ser mantidos constantemente, independente da estação do ano.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ESTRIAS



A pele se rompe, as bordas cicatrizam e pronto: a pele ganha uma marca que incomoda a todos, homens e mulheres: as estrias. A estria é uma alteração dermatológica que pode ser vista a olho nu, apesar de estar situada na derme – camada mais profunda da pele. Ela possui um aspecto atrófico, linear e sinuoso, em parte devido ao rompimento das fibras colágenas. Geralmente são bilaterais, paralelas umas às outras e perpendiculares às linhas de fenda da pele, indicando um desequilíbrio elástico localizado.
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas  que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). A pele estriada apresenta-se fina, às vezes pregueada, com menor elasticidade e perda da tonalidade rosada. As estrias mais  recentes são avermelhadas e as mais velhas são esbranquiçadas. As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças.
Geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.

CAUSAS:
As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas:
  • Efeito Sanfona
  • Crescimento rápido
  • Tempestade hormonal
  • Excesso de exercícios
  • Gravidez
  • Ressecamento da pele

TIPOS:
As estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.
Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. Essas estrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-la, mas não desaparecem.
Estrias Brancas

Estrias Brancas

PREVENÇÃO:
Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades. Para conter o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele.

TRATAMENTOS:
Antes de mais nada vale lembrar que o ideal é tratar as estrias logo que elas surgem ou seja quando ainda estão vermelhas. Todos nós sabemos que é impossível apagar as estrias, porque o rompimento das fibras de colágeno que causa as marcas é irreversível.
A única prevenção de estrias é a utilização de cremes hidratantes, para manter a pele hidradata e evitar ganhar e perder peso freqüentemente. Não existem cremes que curam as estrias que já existem.
O objetivo principal dos tratamentos vai ser preencher as estrias com a formação natural de novas fibras de colágeno. Os tratamentos clínicos seguem os seguintes objetivos: acelerar o metabolismo local,  aumentar condições circulatórias, estimulando a produção do colágeno, acelerar a renovação celular.Alguns tratamentos clínicos: Microgalvanopuntura, Peeling químico, Laser, Luz pulsada, Carboxiterapia.
Tratamento de Microgalvanopuntura 



terça-feira, 14 de junho de 2011

PEELING DE CRISTAL X PEELING DE DIAMANTE

Já estamos no outono, o inverno já está se aproximando, essas épocas são ideais  para quem deseja fazer tratamentos estéticos, principalmente tratamento de face. Com objetivos de rejuvenescimento, clareamento da pele, beleza e viço. Com isso surgem alguns questionamentos e duvidas sobre qual tratamento escolher
Um desses tratamentos é os peelings, novas técnicas de microdermobrasão (raspagem por atrito) chegam para oferecer resultados surpreendentes, além de serem métodos lunchtime, ou seja, podem ser feitos durante as atividades do trabalho ou da faculdade, sem precisar de um afastamento, já que a técnica não provoca uma descamação profunda e nem lesões na pele.
A palavra peeling origina-se do verbo inglês to peel, o que significa pelar, descamar, esfoliar, desprender. A técnica é uma das mais procuradas por pessoas que almejam corrigir marcas, manchas e rugas. Entre os vários métodos, os mais procurados são o peeling de cristal, peeling de diamante. Para você saber qual o mais indicado para as suas necessidades, necessitamos saber a diferença entre eles.
O Peeling de Cristal , ou “Lunch peeling” , é um método italiano que utiliza um aparelho que lança sobre a pele micro cristais de óxido de alumínio, que causam uma microabrasão sobre a pele, estimulando a renovação celular e retirando as células velhas. Este, atinge apenas a epiderme e é indicado para manchas, rugas, marcas mais profundas, degeneração e cicatrizes. Alguns benefícios: elimina seqüelas de acne; melhora o aspecto de quelóides, cicatrizes e manchas; melhora rugas e linhas de expressão; estimula a produção de colágeno; retira as células velhas e promove a renovação celular.
Logo após o procedimento, a pele pode ficar com aparência avermelhada, e em alguns casos, inchada. Nas primeiras 24 horas, pode, ainda, ficar escurecida e começar a descamar, eventualmente formando crostas que não devem ser retiradas para evitar manchas e cicatrizes.
O Peeling de Diamante O procedimento é uma caneta a vácuo com uma ponteira diamantada de várias espessuras que promove uma esfoliação na pele. As ponteiras são trocadas conforme o nível de abrasão na pele.O peeling pode ser realizado junto com um tratamento anti age ou uma  hidratação, já que a pele está fina e receptiva aos princípios ativos dos cremes.
A abrasão e esfoliação estimulam a formação de colágeno, proteína natural da pele, que vem a ser a chave da elasticidade e do tônus facial. É indicado para peles mais novas e que não precisam de uma esfoliação mais profunda, geralmente para peles de 20 a 30 anos, dependendo da avaliação estética. Alguns benefícios: melhora de rugas e linhas de expressão; diminui poros dilatados; cicatrizes de acne; estimula a formação de colágeno e elastina; remove as células velhas e promove uma renovação celular.


Um breve resumo sobre a diferença entre 
Peeling de cristal X Peeling de diamante

Aplicação: Na aplicação a maior diferença é que o peeling de cristal aplica diretamente na pele o óxido de alumínio, enquanto o peeling de diamante é aplicado através de uma ponteira diamantada;

Abrasão: O peeling de cristal é mais abrasivo, ou seja, é mais dolorido e provoca vermelhidões na pele. O peeling de diamante é mais leve e retira somente uma parte da epiderme, não causando tanta dor e nem as vermelhidões;

Tipos de pele: Para peles mais velhas e que precisam de uma esfoliação mais profunda, o peeling de cristal é o mais indicado; diferente do peeling de diamante que é para peles mais novas e que não necessitam de uma esfoliação abrasiva;

Benefícios: Em ambos os tratamentos, há a remoção de seqüelas de acnes, quelóides; melhoram de cicatrizes, manchas, rugas, linhas de expressão; remoção de células mortas e estimulação de colágeno e elastina na pele.
Sempre lembrando a necessidade de uso do filtro solar todos os dias, respeitando o tipo de pele e fator de proteção, mesmo não realizando nenhum tipo de tratamento estético. Além disso o tratamento só pode ser feito por  profissionais especialistas.
PEELING DE DIAMANTE


PEELING DE CRISTAL

segunda-feira, 6 de junho de 2011

INIMIGO OCULTO: MAQUIAGENS VENCIDAS



A data de validade  no rótulo do cosmético indica que já passou da hora de jogá-lo no lixo.  Porem muitas pessoas não respeitam essa indicação, usando cosméticos vencidos, esse hábito é arriscado. O contato do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos. É por isso que todas as fórmulas contêm substâncias conservantes.
Mas a quantidade desses ingredientes só garante a integridade do produto até um certo limite de tempo. Ou seja, depois disso o caminho está livre para os microorganismos, o resultado são alergias e infecções, como aftas e a conjuntivite. Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético vencido pode ser ainda mais grave.

Não apenas o desrespeito à data-limite impressa na embalagem pode ser prejudicial. O uso inadequado do produto também. Um levantamento do Instituto Penido Burnier, no interior de São Paulo, revela que 15% das pacientes tiveram problemas como olho seco, coceira e lacrimejamento provocadas justamente por produtos de beleza que, embora dentro do prazo de validade, foram usados de forma inadequada.É o caso do lápis aplicado repetidamente dentro da pálpebra um capricho que pode custar caro. Isso altera o pH da lágrima e compromete sua função, que é proteger os olhos. E aí as infecções podem surgir com enorme facilidade,
Outros cuidados que devem ser tomados, é não compartilhar produtos de maquiagens. E esse troca-troca facilita o trânsito dos microorganismos.
O prazo varia de acordo com a marca e com o produto. Algumas empresas preferem indicar a validade no produto. Outras só colocam a informação na embalagem, e se jogamos a caixinha fora não dá para saber qual a durabilidade do cosmético. A dica é colocar uma etiqueta na embalagem para não correr riscos a saúde.  E atenção para as mudanças nas características do produto:
  • Alteração de cor ou cheiro. 
  • Se não endureceu ou não está provocando irritação nos olhos (no caso de delineadores e máscaras)
  • Borda escura (no caso da base)
  • Mudança na textura (no caso de lápis de boca e olhos).
  • Alteração na consistência (cremes, emulsões, protetor solar)


Prazos:
  • Uma máscara de cílios, depois de aberta, dura de quatro a seis meses.
  •  As sombras e blushes, de 18 a 24 meses.
  • Delineadores em forma de lápis, 18 meses.
  • Batom e gloss, podem durar até um ano.
  • Perfumes, até 3 anos de duração.


Garanta a validade de maquiagens e cosméticos:
  • Lave e seque as mãos antes de manipular produtos de beleza. Se possível, use uma espátula para tirar o produto da embalagem em vez de usar os dedos.
  • Evite se recontaminar. Se você usou uma máscara e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.
  • Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use um cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, que podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.
  • Lave seus pincéis de maquiagem no mínimo uma vez a cada 15 dias, com água morna e shampoo neutro. Esponjas devem ser trocadas no mesmo período.
  • Muitos pós compactos e blush não têm separação entre a esponjinha/aplicador e o produto. Nesse caso, coloque um papel para evitar o contato e lembre-se de lavar/trocar a esponjinha todo mês.
  • Produtos que são levados na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido;
  • Dê preferência às embalagens menores. A falsa ilusão de economia ao comprar um frasco grande ou o produto demora demais para ser usado
  • O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a pouca ventilação ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição do cosmético. A melhor forma de guardar maquiagem é em caixas transparentes, em lugar seco, fresco e escuro.