quinta-feira, 20 de junho de 2013

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM GESTANTES





A gravidez é um momento muito especial para a mulher, ela representa a geração de uma vida, uma semente para o futuro e a continuação da árvore familiar. São meses maravilhosos, que misturam sensações diferentes como a ansiedade pela criança que virá ao mundo a preocupações relacionadas à saúde da mamãe e do bebê. Um período marcado por mudanças físicas e sistemáticas no corpo da mulher.
Durante a gestação há um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações estruturais e musculares. Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver sódio causando a retenção de líquido na gestante.
 Para exemplificar corpo da mulher sofre um aumento do volume sanguíneo de até 50%, e essa alteração é ainda maior em volume plasmático. O que significa,  8 litros acima do normal em volume de água circulante no corpo, e o responsável por essa situação é o hormônio progesterona, ocorrendo essa retenção principalmente nos e pés e nas pernas.
Outro motivo do inchaço é a compressão de vasos pélvicos, localizados na região pélvica, que inicia entre o final do segundo trimestre de gestação e o início do terceiro. Com isso, o retorno do sangue fica prejudicado. O sangue sai do coração, segue para as pernas e os pés e, na hora de retornar para a parte superior do corpo, encontra resistência.
Além de praticar atividades físicas, ingerir líquidos e manter uma dieta balanceada, com pouco sal, um dos métodos mais recomendados que pode ser usado para amenizar o inchaço durante a gravidez, e contribuir para o bom funcionamento do sistema circulatório, é a drenagem linfática.
A drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante, a partir do terceiro mês de gestação. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir essa retenção de líquido e diminuir os inchaços comuns da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre. O profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, que trabalham para eliminá-lo pela urina.
Essa técnica previne e trata as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de proporcionar relaxamento
à gestante. Os benefícios:
 Estimula a circulação venosa e linfática, reduzindo a retenção de líquido e diminuindo os inchaços típicos da gravidez, além de estimular a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação; 
  • Previne e combate às varizes e sensação de pernas cansadas;
  •  Combate à celulite e às estrias; 
  • Alivia tensões e reduz dores musculares;
  • Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;

Além desses benefícios podemos citar também que durante o tratamento as grávidas passam a se conhecer mais e aceitam melhor a nova identidade corporal. Desta forma, a mulher passa a ter aumento do bem-estar emocional, fortalecendo ainda mais o vínculo mãe-bebê. 
É muito importante ressaltar que essa técnica só pode ser iniciada após o primeiro trimestre, e com a autorização do médico responsável, pois ocorre neste período um aumento expressivo do hormônio que causa contrações uterinas, podendo vir a provocar complicações.
A drenagem linfática manual é contra-indicada para grávidas com: hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas.

No período pós-parto, a drenagem linfática trabalha como um auxiliar para o retorno da forma anterior, atuando na diminuição da retenção de líquidos, prevenção de celulite e na estimulação do metabolismo. É importante entender que a drenagem não deve ser utilizada como elemento único para processos de emagrecimento, sendo necessário também o acompanhamento nutricional




DERMOCLIN - CLÍNICA DE BEM ESTAR E ESTÉTICA FUNCIONAL
AV. SÃO PEDRO, 375E
CENTRO – CHAPECÓ
49 3329 6093
dermoclin@clinicadermoclin.com.br
skype: clinica_dermoclin

Nenhum comentário:

Postar um comentário