segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA

 Quiropraxia (do grego Quiro= mãos e Práxis= exercer, praticar), é uma das especialidades reconhecida pelo COFITTO- conselho federal de fisioterapia e terapia ocupacional. É uma forma de terapia manual/técnica que se dedica ao tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema músculo-esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral.
Trazendo para atuação profissional a Quiropraxia é a ciência, arte e filosofia de tratar os problemas de saúde com as mãos. O objetivo da Quiropraxia é equilibrar o sistema nervoso ajustando as sub-luxações , sobretudo na coluna vertebral que podem levar a doenças devido a interferência dos nervos que irão realizar as funções do nosso corpo. Uma sub luxação é uma disfunção em uma articulação ou segmento com desalinhamento , onde a integridade e função fisiológica estão alteradas, entretanto o contato com as superfícies articulares estão intactas. A sub luxação provoca alterações na informação nervosa entre o cérebro e o nosso corpo como um todo, podendo provocar dor e distúrbios funcionais , físico, visceral e emocional Normalmente estas sub luxações podem ocorrer por várias causas, como condições físicas, emocionais e químicas.
 Dentre as causas físicas (causas mais comuns) podemos destacar quedas, acidentes automobilísticos, erga de peso de forma inadequada, movimentos repetitivos, posturas inadequadas no ambiente de trabalho, desvios posturais, ‘mau jeito’ ao virar-se, dormir, levantar etc. Dentre as causas químicas e emocionais podemos citar o stress, depressão. Os ajustes da Quiropraxia tem impacto importante nos sintomas dos pacientes, pois atuarão na causa do problema, agindo não apenas de forma paliativa, tratando as origens das dores, desconfortos e desordens, oferecendo alívio rápido, imediato em vários casos.
 A prática da Quiropraxia concentra-se principalmente em alterações do sistema neuro-musculoesquelético, como lombalgias (dores nas costas), ciatalgias (dores nas coxas ou pernas), cervicalgias (dores no pescoço), cefaléias (dores de cabeça), dorsalgias (dor na região dorsal e peito), desvios posturais, hérnias de disco, problemas musculares como distenções e tensão exagerada, parestesia em membros (formigamento), problemas articulares em geral. O profissional fisioterapeuta quando necessário faz uso de outras técnicas e meios, como a cinesioterapia e eletroterapia para atingir o objetivo de alívio da dor, melhora do movimento, diminuição de parestesia.
 
Como é uma sessão de Quiropraxia?
O Fisioterapeuta pós-graduado ou aperfeiçoado na técnica de Quiropraxia realiza inicialmente uma avaliação, onde são coletados dados históricos da dor, as características da dor, avaliação da rotina das atividades laborais e hábitos de vida, análises de exames complementares como radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outros. A avaliação segue com a realização de testes para verificação das condições da coluna vertebral, testes ortopédicos, neurológicos, testes de palpação musculares, com averiguação de pontos de gatilho, tensão e retrações musculares.
Após os testes o Fisioterapeuta Quiropraxista traçará o diagnóstico cinesiopatológico disfuncional e começara os ajustes nas regiões subluxadas. O tempo de uma sessão de quiropraxia dura aproximadamente 1 hora dependendo do caso, e as novas visitas são proporcionais ao problema, podendo ser dia sim dia não, a cada três dias , semanais, quinzenais, mensais, bimestrais e assim por diante. A quiropraxia é uma forma de tratamento conservador que pode ser utilizada em qualquer fase do problema, sendo as melhores respostas obtidas na fase aguda (fase inicial do quadro patológico), podendo ser realizada em qualquer idade, sendo respeitado a patologia, a dor e limitações do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário