sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PROTETOR SOLAR

O melhor tipo de protetor solar para sua pele!!!!!!!!!!!!!!



Os melhores protetores solares bloqueiam tanto os raios UVB, que queimam a pele, quanto os raios UVA, que podem danificar a pele sem causar queimadura.
A maioria dos protetores solares contêm ou químico orgânico que absorve a luz ultravioleta, ou material opaco que reflete a luz, ou combinação de ambos. Muitas pessoas aplicam bloqueador solar somente quando participam de atividades ao ar livre durante o verão, porém especialistas sugerem sua utilização durante todo o ano para prevenir danos cumulativos e diminuir o risco de câncer de pele.

Tipos de protetor solar e seu fator de proteção
 O fator de proteção de um filtro solar (FPS) é uma medida laboratorial da sua eficiência. Quanto maior for o FPS, maior será a proteção oferecida pelo bloqueador solar contra os raios ultravioletas. Tabela do fator de proteção x bloqueio dos raios ultravioletas:
·         FPS 10 bloqueia 90% dos raios ultra violeta FPS 20 bloqueia 95% dos raios ultra violeta
·         FPS 30 bloqueia 96% dos raios ultra violeta FPS 60 bloqueia 98,3% dos raios ultra violeta
É recomendado que se use o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol. As crianças e os bebês precisam de proteção especial principalmente uma boa aplicação feita por um adulto.

Protetor e bloqueador
         Bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.

Corpo X Face
De uma maneira geral o mesmo protetor solar pode ser aplicado no rosto e no corpo, não havendo nenhum inconveniente com relação s substâncias que ele contém.
No entanto, vale observar que há uma diferença no que se refere à oleosidade do corpo e do rosto. A pele do rosto, em geral, é mais propensa a formar espinhas e apresentar algumas irritações por entupimento. No entanto, vale observar que há diferença no que se refere à oleosidade do corpo e do rosto. Esse é o problema de se utilizar o mesmo filtro solar do corpo no rosto. Não pela substância em si, nem com relação à proteção, mas sim, em relação ao favorecimento para formar espinhas e irritação por entupimento.
As pessoas com tendência a peles mais oleosas, acneicas, seborréicas, etc deveriam escolher para passar no rosto um protetor solar tipo gel e, para o corpo, não precisariam ter essa preocupação, podendo utilizar uma loção cremosa ou mesmo os protetores mais fortes como os bloqueadores.
Locais que não devem ser esquecidos
Existem alguns lugares do corpo que não podem ser deixados de lado na hora da aplicação, como pés e orelhas. outros ainda necessitam de proteção especial como é o caso dos lábios.

Escolha do fator
Os especialistas não recomendam protetores com fator de proteção inferior a 8, vejamos então como escolher:
·         Peles Muito brancas e claras: Aqueles pessoas que se queimam muito rapidamente ao sol e nunca se bronzeiam, o recomendado é usar filtro solar fator 60.
·         Pessoas Morenas ou quase morenas: Pessoas que se queimam ao sol com menos facilidade mas se queimam, e fica m bronzeadas, devem usar protetor solar fator 30.
·         Peles muito morenas e peles negras: Raramente essas pessoas se queimam ao sol e sempre se bronzeiam, o ideal é usar protetor solar fator 15 para proteção da pele.

Tipo de pele
·         Peles secas devem usar protetores com texturas cremosas, que protegem e hidratam.
·         Já as oleosas são mais compatíveis com protetores em gel oil free e  loções, produtos que não obstruem os poros (não-comedogênicos) e não aumentam a oleosidade da pele.
·         Pessoas com pele sensível, crianças e bebês devem preferir produtos hipoalergênicos, sem fragrância ou corantes e livres de ácido 4-aminobenzóico, também conhecido como PABA e presente em alguns protetores

Como funciona a reaplicação
Em teoria o fator de proteção do filtro solar é um multiplicador do tempo levado para queimar. Por exemplo, se uma pessoa queima depois de 12 minutos sob o sol, levaria 120 minutos para queimar usando um bloqueador solar com fator de proteção 10. Porém, na prática a proteção do bloqueador solar depende de fatores como: tipo de pele, quantidade de protetor solar aplicado e freqüência das re-aplicações, atividade realizada por exemplo natação ocasiona perda do filtro, quantidade de protetor solar absorvida pela pele, porcentagem de raio ultravioleta refletida pelo ambiente, por exemplo areia. Por isso a necessidade de reaplicação do protetor solar sempre.

Proteja os olhos
Estudos recentes revelaram que os raios solares estão associados à perda de eficiência na visão. Além de driblar o excesso de luz e proteger nossas retinas, o uso de óculos escuros reduz os movimentos dos músculos em torno dos olhos, minimizando as linhas de expressão. As rugas e marcas nessa região são consideradas dinâmicas, pois pioram quando franzimos os olhos. Para manter a saúde e a beleza dessa área, prefira modelos com armações maiores e lentes que contenham filtros UVA e UVB. E, obviamente, passe filtro solar.

Vencimento
 Jamais deve-se usar um protetor solar vencido, isto é muito prejudicial a saúde, pois vencido ele não faz a barreira física e química da pele dos raios. Sempre usar produtos de qualidade.

Horários
No verão, se você quiser passar longe dos efeitos nocivos do sol, é preciso ficar atenta aos ponteiros do relógio. O horário ideal para se expor é até as 10 horas da manhã e depois das 4 da tarde, quando diminui a incidência dos raios UVB, causadores de câncer de pele e queimaduras. Em cidades com horário de verão, o período proibido é das 11 da manhã às 5 da tarde. A medida vale inclusive para quem tem pele escura ou já está bronzeada. Tomar sol aos poucos faz o bronze durar mais e evita efeito curtido e craquelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário