sexta-feira, 24 de junho de 2011

ESTRIAS



A pele se rompe, as bordas cicatrizam e pronto: a pele ganha uma marca que incomoda a todos, homens e mulheres: as estrias. A estria é uma alteração dermatológica que pode ser vista a olho nu, apesar de estar situada na derme – camada mais profunda da pele. Ela possui um aspecto atrófico, linear e sinuoso, em parte devido ao rompimento das fibras colágenas. Geralmente são bilaterais, paralelas umas às outras e perpendiculares às linhas de fenda da pele, indicando um desequilíbrio elástico localizado.
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas  que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). A pele estriada apresenta-se fina, às vezes pregueada, com menor elasticidade e perda da tonalidade rosada. As estrias mais  recentes são avermelhadas e as mais velhas são esbranquiçadas. As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças.
Geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.

CAUSAS:
As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas:
  • Efeito Sanfona
  • Crescimento rápido
  • Tempestade hormonal
  • Excesso de exercícios
  • Gravidez
  • Ressecamento da pele

TIPOS:
As estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.
Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. Essas estrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-la, mas não desaparecem.
Estrias Brancas

Estrias Brancas

PREVENÇÃO:
Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades. Para conter o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele.

TRATAMENTOS:
Antes de mais nada vale lembrar que o ideal é tratar as estrias logo que elas surgem ou seja quando ainda estão vermelhas. Todos nós sabemos que é impossível apagar as estrias, porque o rompimento das fibras de colágeno que causa as marcas é irreversível.
A única prevenção de estrias é a utilização de cremes hidratantes, para manter a pele hidradata e evitar ganhar e perder peso freqüentemente. Não existem cremes que curam as estrias que já existem.
O objetivo principal dos tratamentos vai ser preencher as estrias com a formação natural de novas fibras de colágeno. Os tratamentos clínicos seguem os seguintes objetivos: acelerar o metabolismo local,  aumentar condições circulatórias, estimulando a produção do colágeno, acelerar a renovação celular.Alguns tratamentos clínicos: Microgalvanopuntura, Peeling químico, Laser, Luz pulsada, Carboxiterapia.
Tratamento de Microgalvanopuntura 



Nenhum comentário:

Postar um comentário