sexta-feira, 1 de julho de 2011

FOLICULITE: TRATE O PROBLEMA PELA RAIZ


Homens devem ter cuidado ao barbear-se para evitar o aparecimento




 


Definição

Cinco milhões é o número aproximado de pêlos que temos espalhados pelo corpo. Desse total, um milhão e meio ocupam cabeça e pescoço e na barba são 300 mil. Cada um desses anexos da epiderme está ligado a uma glândula sebácea. Por causa dessa conexão, o folículo por onde sai o pêlo recebe o nome de folículo pilossebáceo.

E uma inflamação nesse sistema, conhecido como pêlo encravado, chama-se foliculite. Sendo uma infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação.

Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pelos, sendo freqüente na área da barba (homens) e na virilha e axila (mulheres).

Na região da barba, a foliculite (ou sicose) pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, mas a que mais acomete os homens é a pseudo-foliculite ou foliculite mecânica, causada por maus hábitos na hora do barbear. Quando superficial, a foliculite caracteriza-se pela formação de pequenas pústulas ("bolhinhas de pus") centradas por pelo com discreta vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pus, aparecendo apenas vermilhidão ao redor dos pelos. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo (pus) no centro. Pode haver dor e coceira no local afetado.

Indivíduos que fazem a barba diariamente são os que mais sofrem, pois utilizam o método de escanhoar — passar a lâmina no sentido inverso ao do crescimento do pêlo. Isso até parece bom em um primeiro momento, mas o processo faz com que o pêlo seja puxado para fora antes de ser cortado.

Além disso, quando se passa a lâmina no rosto, ‘arrasta-se’ queratina de um lado para o outro. Uma vez que o pêlo foi cortado abaixo da linha da pele e a queratina obstruiu os poros por onde ele deveria sair, o fio pode crescer por baixo da pele provocando uma inflamação.

Já a foliculite causada por agentes externos, como bactérias, vírus e fungos, acontece quando, por alguma disfunção hormonal, estresse ou falta de higiene, a pele pára de produzir um antibiótico natural ácido, com pH em torno de cinco, chamado manto hidrolipídico. Essa mistura de sebo e suor é que mata as bactérias do rosto e, sem ela, há uma proliferação dos agentes causadores do problema.


FOLICULITE NA AXILA

 

FOLICULITE NO PESCOÇO
Higiene
 Utilizar sempre materiais (laminas, ceras) descartáveis e esterilizados.

Esfoliação
Como uma das causas da foliculite é o excesso de queratina, impedindo do pêlo romper a pele, devemos facilitar esse processo com a retirada de células mortas através da esfoliação. Uma dica de esfoliantes são os  a base de ácido salicílico tem a vantagem de ser antiinflamatório e bactericida, ou seja, ao mesmo tempo em que previne também trata o problema. Outra dica importante é que a esfoliação deve ser feita antes da depilação ou do barbeamento.

Técnica
            Na hora de usar a lâmina o correto e passar o barbeador no mesmo sentido do nascimento do pêlo e não contra ele. Isso pode não trazer um barbeado tão rente, mas ajuda muito a diminuir a chances dos pêlos encravarem. Depois que acabar lave novamente a pele, de preferência com um sabonete para peles sensíveis e passe um gel calmante pós barba. Não use hidratante após se depilar ou barbear, eles podem ocluir os poros e com isso dificultar que os pêlos cheguem à superfície. Para quem se incomoda muito com o problema a depilação a laser pode ser a solução definitiva, que também pode ser feita por homens na região da barba.

Tratamento
Além dos produtos a base de ácido salicílico, peelings químicos podem ser úteis para melhorar o aspecto da pele e também para eliminar as manchas que ficaram de lesões antigas. Para quem está com bolinhas de pus podem ser necessários cremes ou gel com antibióticos e antiinflamatórios (mas para usá-las é necessária sempre prescrição médica). Quando o problema é mais sério pode ser preciso tomar antibiótico sistêmico bem como a drenagem cirúrgica do local afetado. Para evitar esse agravamento é fundamental nunca tentar espremer ou retirar o pêlo com pinça.

Seguindo essa combinação básica de higiene, esfoliação, técnica correta os pêlos não costumam encravar. Mas se mesmo assim eles forem insistentes, procure um médico para receitar um tratamento correto caso resolvam infeccionar e nunca arranhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário