quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ESFOLIAÇÃO CORPORAL


O hábito de esfoliar o corpo é milenar e proporciona inúmeros benefícios físicos e de relaxamento. É uma forma de Peeling natural, que prepara a pele para absorver melhor os produtos utilizados em outros procedimentos.
Com isso remove suavemente as camada córnea, que formada basicamente de queratina,  a ultima da camada da pele, impurezas que obstruem poros e é um estimulante da micro-circulação da pele. A esfoliação do corpo é muito utilizada nos tratamentos para estimular a pele, eliminar suas toxinas e impurezas e desobstruir os canais energéticos.
A esfoliação ajuda a remover células mortas, estimula a circulação e produção de células novas e clareia manchas. A pele esfoliada também está melhor preparada para receber o sol e não ficar com cores diferentes porque está uniforme.

Quais as partes do corpo podem ser esfoliadas           

Corpo e rosto. A esfoliação trata e prepara a pele para a temporada de sol. Há áreas da pele que acabam acumulando mais células mortas e a esfoliação pode igualar e deixar o pH mais parecido em todo o corpo. Pernas, braços, costas e abdome são os maiores alvos e podem recebê-la uma vez por semana. O colo e pescoço devem ser preservados porque são áreas muito suscetíveis à manchas e irritações.

Como garantir uma boa esfoliação?
Existe inúmeros tipos de esfoliantes no mercado, de várias cores, aromas e texturas, deve escolher o que melhor se adpta á sua pele, caso a pele for sensivel, deverá escolher um produto sem cheiro e com a esfera esfoliantemais regular, menos seja agressivo.
Na face o mais indicado é usar com sabonete esfoliante, com a esfera mais regular, que agrida menos a pele. Já no corpo, principalmente as articulações, onde a pele fica mas devitalizadas, além das regiões, alem das aonde os  pelos encravarem, pode-se usar um esfoliante de esfera mais irregular
            A esfoliação é bem simples, basta deixar a pele limpa, e se preparar para minutos de massagem com movimentos circulares isso otimiza o resultado e, de quebra, ajuda a melhorar a circulação.
Só prestem atenção  nos movimentos, que devem ser suaves, circulares e repetitivos. Não é preciso por força pois podem machucar a pele



Quando fazer a esfoliação?
            O ideal é realizar a operação uma vez a cada 15 dias . Como a renovação celular ocorre a cada 45 dias , a esfoliação não deve ser feita com mais frequencia do que isso , pois pode retirar as células superficiais sem que as outras estejam maduras, com isso estimular uma produção desordenadas das camadas da pele.
Porem resaltamos o cuidados com o esfera (grão) esfoliante, quanto mais irregular for a esfera, mais tempo de repetição entre as esfoliações e principalmente, menos pressão na hora de aplicar o mesmo, para não agredir  pele. A esfoliação  é bastante utilizada para preparar a pele para o inverno e verão, pois evita o ressecamento. No verão o método reduz a queratina, que foi produzida em demasia para proteger o corpo da ação nociva dos raios ultravioleta, e ainda uniformiza o branzeado.

CuidadosPele com acne inflamada, ferimentos aparentes, psoríase ou vitiligo não devem se submeter à esfoliação sem orientação de profissional especializado.Sempre usar esfoliantes específicos para rosto e corpo. 

Dicas:
  • Esfoliar não significa limpar. Assim, a limpeza de pele continua sendo importante, sobretudo nos tratamentos faciais.
  • Depois do banho, os poros ficam mais abertos por conta do vapor da água, facilitando a esfoliação.
  • Uma boa esfoliação antes da depilação ajuda na remoção dos pêlos encravados. A dica também vale para os homens na hora da barba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário