terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PILATES PARA GESTANTES

     As mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.

         O método Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos. Melhora a concentração, a força postural, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações. Consequentemente auxiliará a prevenir as dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço. Uma opção adequada para gestantes em buscam novas terapias para melhorar a qualidade de vida durante a gestação.

         Nenhuma gestante deve iniciar qualquer atividade física sem passar pela avaliação de seu médico obstetra para atestar e eliminar qualquer contra indicação da prática de atividade física durante a gestação.

         Os exercícios são individualizados e escolhidos minuciosamente para que possam ser executados com segurança pelas gestantes respeitando os limites, resistência e flexibilidade; nível de aptidão, idade, saúde geral; a individualidade biológica e o estágio da gravidez em que a gestante se encontra. O treino por segurança deve ser iniciado após o terceiro mês de gestação. Portanto, não basta você procurar um profissional que ensine o método, é necessário que o profissional domine a especificidade do exercício físico na gravidez, evitar a prática com muitas pessoas ao mesmo tempo. Um profissional deve orientar preferencialmente a gestante individualmente, evitando o risco de lesões.

         Trabalho da respiração, melhorando a sensação de cansaço, aumenta a capacidade cardiorespiratória; melhora da consciência corporal, podendo ser realizado o treinamento respiratório específico para quem deseja o parto normal.

         Fortalecimento da musculatura do abdômen: o Pilates além de trabalhar o músculo abdominal superficial, também ativa um músculo mais profundo chamado de transverso do abdome que funciona como uma cinta. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais. O auxilio a gestante no período pós-parto, facilita o retorno mais rápido do abdômen ao seu tamanho normal diminuindo a flacidez característica deste período.

         Fortalecimento do assoalho pélvico: Um assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto, melhora a circulação para a região pélvica, promove a rápida recuperação e cicatrização, previne incontinência urinária por esforço, apóia os órgãos da pelve, previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacro ilíacas e promove a estabilidade da musculatura postural.

         Melhora da circulação: como o Pilates é uma atividade dinâmica, ocorre uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo, benéfico tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Um dos resultados visíveis é a prevenção de câimbras e inchaços nas pernas.

         Melhora da postura: durante a gestação, o crescimento do útero promove um deslocamento do centro de gravidade que levando às alterações posturais típicas da gravidez. A projeção da coluna para frente pode trazer desconfortos muscular como a lombalgia, muito comum em gestantes. Com a prática assídua do Pilates, os músculos responsáveis pela postura são ativados através de um trabalho de reeducação de movimento e isso ajuda a amenizar os quadros de dor.

           Fortalecimento dos membros superiores e inferiores: no Pilates, todo o corpo é trabalhado, assim tanto os braços quanto às pernas serão fortalecidos para ajudar a gestante a ter qualidade de vida durante e após a gravidez quanto estiver realizando os cuidados com o bebê como carregar e amamentar.

         Atividade de baixo impacto: o método Pilates tem no seu amplo repertório exercícios com movimentos de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações das gestantes.

         Bem estar físico e mental: os exercícios do método associados com a respiração e concentração promovem um relaxamento e um bem estar físico e mental às gestantes. A soma de todos os benefícios citados anteriormente possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e conseqüentemente do bebê. O Pilates auxiliará a gestante no período pós-parto, facilitando o retorno mais rápido do abdômen, e diminuindo a flacidez característica deste período.





VANESSA MAGNANTI

FISIOTERAPEUTA  ESPECIALISTA EM PLATAFORMA VIBRATÓRIA, PILATES E PILATES PARA GESTANTES


Av. São Pedro, 375E 
Centro - Chapecó
3329 6093 
dermoclin@clinicadermoclin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário