sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A NUTRIÇÃO E A ESTÉTICA – OS ALIMENTOS PODEM RETARDAR O ENVELHECIMENTO DA PELE

Por meio de cuidados orientados e realizados por especialistas é possível retardar o envelhecimento e melhorar a auto-estima através de intervenções específicas e personalizadas à cada tipo de pele, cabelos e composição corporal.
Cada um pode e deve ser bonito e saudável com a idade que tem, independente da idade cronológica, mas sim com sua verdadeira idade biológica. A ciência nos prova a cada dia que é possível atuar positivamente na idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida saudável, atividade física e uma alimentação balanceada.

POR QUE A NOSSA PELE ENVELHECE?
O envelhecimento da pele ocorre devido a fatores genéticos e a fatores ambientais, sendo que a alimentação é a opção mais facilmente modificável, que pode auxiliar a combater os radicais livres produzidos pelo estresse do nosso dia-a-dia.
Dependendo do estilo de vida que temos, produzimos cada vez mais radicais livres e o excesso desta produção danifica as células do nosso corpo, inclusive as células da pele, levando ao envelhecimento.
Sendo assim, a alimentação é muito importante para combater o envelhecimento, tanto dos nossos órgãos, quanto da nossa pele. Isto ocorre porque a produção de radicais livres é reduzida quando você retira da alimentação substâncias que aumentam a sua produção, como por exemplo, aditivos químicos como corantes, conservantes, emulsificantes, acidificantes e muitos outros, excesso de gorduras saturadas e trans ou ainda alimentos com calorias vazias, ou seja, possuem calorias mas não outros nutrientes benéficos.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SAÚDE ESTÉTICA
Determinados tipos de alimentos, além de nutrirem nosso organismo, agem potencialmente prevenindo e até combatendo algumas doenças como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras. Eles também colaboraram para resgatar o equilíbrio do organismo alcançando o perfeito e harmônico funcionamento de todas as suas funções. E, além de promoverem esses inúmeros benefícios à saúde, são essenciais à estética por colaborarem fundamentalmente retardando os danos do envelhecimento celular.
Através de uma alimentação adequada, nossas células irão receber os nutrientes que vão neutralizar a ação negativa dos radicais produzidos por qualquer causa, seja pela poluição, excesso de atividade física, estresse, ou mesmo os danos provocados pelos radicais produzidos normalmente pelo nosso organismo.
Desta forma, a alimentação efetivamente pode diminuir o risco do desenvolvimento do envelhecimento precoce, não só a pele ficará mais bonita, assim como haverá um bom funcionamento de todo seu organismo. Lembrando que a melhor opção vai depender de cada indivíduo, portanto, o ideal é procurar o aconselhamento de um nutricionista capacitado.
Alcançar a longevidade com vitalidade, boa forma física e mental são os desejos de todas as pessoas e que hoje não são impossíveis nem ao menos difíceis de serem realizados. A solução é simples e está no seu prato. O segredo está na forma que você se alimenta, através de dietas personalizadas, planejadas e incorporada ao seu dia-a-dia. É importante ressaltar que o tratamento nutricional que prioriza a qualidade dos alimentos ingeridos contribuirá para um organismo mais saudável e nutrido, que, certamente refletirá na beleza e saúde do indivíduo





Aline Tecchio Borsoi
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário