terça-feira, 21 de dezembro de 2010

NOVAS ARMAS PARA UMA ANTIGA INIMIGA: A CELULITE!!!!

Lipodistrofia ginóide ou Fibroedema gelóide , ao contrário do que parece, não é o nome de uma nova e complexa doença, é a temida e tão falada.... CELULITE. Atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais.
Inicialmente para conhecer o processo de formação da celulite precisamos ser apresentados ao lipócito, que é a célula de gordura. O  lipócito é uma célula que apresenta pequenos vacúolos ( pequenas bolsinhas) de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação. Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando um do outro, e acabam se juntando, aparecendo então um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula.
Com a deposição de gordura, a célula toda aumenta de tamanho. O tecido gorduroso que fica embaixo da pele é formado por um grande número de lipócitos. Entre os lipócitos correm os vasos, as artérias que trazem  o sangue, oxigênio e nutrientes e as veias e linfáticos que transportam o sangue e os produtos do metabolismo de volta para a circulação num processo contínuo. A quantidade de lipócitos é diferente nas pessoas com tendência à serem magras, que tem menos e nas pessoas com tendência à serem obesas que tem mais.
          No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os  grupos de lipócitos. É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem celulite e os homens não. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares a pele, ligando a pele ao tecido muscular mais  profundo. Nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua. Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher por causa da acumulação de gordura, este tecido se expande em direção à pele e quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso em direção a profundidade, não aparecendo assim as irregularidades da celulite.
Via de regra, não há cura para a celulite mas pode ser ela amenizada e ficar praticamente imperceptível em alguns casos. Para isso é preciso adotar hábitos saudáveis de vida. Segue a escala de gravidade da celulite:
·   Grau 1: Somente aparente mediante pressão da área afetada. Existe um acúmulo de gordura dentro dos lipócitos mas ainda não há alterações circulatórias.
·   Grau 2: As alterações de pele são visíveis e palpáveis, ainda que indolores. Aqui, as células gordurosas encontram-se mais volumosas provocando alteração circulatória pela compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos, acumulando toxinas e gerando inchaço.
·   Grau 3: Pele em “casca de laranja”: Áreas deprimidas alternando com outras enrijecidas em virtude do maior volume das células gordurosas e alteração do tecido conectivo com aparecimento de nódulos habitualmente dolorosos. Estas alterações provocam o endurecimento do tecido gorduroso, maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas. O tratamento aqui é mais difícil, objetivando primeiramente alcançar o segundo grau, onde a celulite fica menos aparente.
·   Grau 4: Circulação sangüínea já bastante comprometida em área endurecida e dolorosa da pele. Neste último estágio da celulite existe uma completa desordem das células gordurosas e do tecido conectivo. Esse grau afeta mais as pessoas que já acumulam complicações de saúde como diabetes e obesidade mas ainda pode ser tratada e amenizada, melhorando a circulação na área afetada.
Depois de um bombardeio de informações sobre  essas células tão pequeninas, que causam danos tão grandes, algumas dicas de como amenizar e acabar com as celulites



NUTRIÇÃO
A dietoterapia, neste caso, tem como objetivo a redução do tecido adiposo, a regulação do trânsito intestinal e a diminuição da retenção hídrica. A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, legumes, e verduras. Importante, também, substituir os carboidratos simples pelos complexos (integrais) e ficar atento ao consumo de fibras. As fibras insolúveis reduzem o tempo do trânsito intestinal, diminuindo a pressão abdominal e com isso, melhoram o sistema circulatório dos membros inferiores. A perda de peso também pode ser interessante para estes casos, porém ela deve acontecer de forma lenta para não agravar o problema. Confira a seguir algumas dicas:
·         Preferir fontes magras de proteína, como omeletes feitos somente com a clara, aves, peixes e carnes vermelhas magras;
·         Consumir, diariamente, frutas, legumes e verduras;
·         Preferir alimentos integrais, pois são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino;
·         Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como margarina sem sal, vegetais em geral e temperos naturais, pois o sal favorece a retenção de líquidos e, assim, agrava a gordura localizada;
·         Evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas; prefira sucos naturais ou água.
·         Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;
·         Deve-se também manter um sistema antioxidante equilibrado, através do consumo diário de alimentos fonte de vitamina C, vitamina E, selênio, manganês e zinco, como as oleaginosas e frutas cítricas.
·         Consumir alimentos ricos em potássio, como a linhaça, tomate e a água de coco, que já auxilia também com a hidratação (que deve ser de pelo menos 2 litros por dia, entre água, sucos e chás).
·         Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e sorvetes.

ATIVIDADES FÍSICAS
        A vibração produzida pela Plataforma Vibratória é capaz de estimular os sistemas músculo-esquelético, cardiovascular e hormonal, sem produção excessiva de ácido lático. Com isso, haverá uma maior contração e, portanto, melhora do tônus muscular. Ativações da circulação central e periférica combinada com a secreção hormonal levam a eliminação de depósitos de gordura e conseqüente oxigenação dos músculos, órgãos, inclusive pele.
A contração rítmica dos músculos, associada à massagem vibratória, facilita a drenagem linfática tecidual, favorece o consumo calórico acelerando o metabolismo e conseqüente melhora na eficiência e rapidez da queima de gordura aumenta em muito a produção de colágeno na pele, o que a deixa com um tônus mais firme melhorando o aspecto da celulite como um todo. Os estímulos vibratórios provocam a liberação dos nódulos de gordura promovendo uma maior mobilidade entre as diferentes camadas de tecidos reduzindo o entrelaçamento entre os tecidos conectivo e adiposo tendo como conseqüência diminuição da celulite.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS
Embora existam inúmeros tratamentos e cremes milagrosos para combater a celulite, poucos possuem eficácia realmente comprovada. Veja a seguir mais detalhes sobre os procedimentos mais eficazes no combate a celulite :
·        Endermologia: é um tipo de massagem mecânica realizada através de um aparelho que produz um vácuo suave, que puxa e solta a pele, acompanhado de movimentos que seguem a circulação linfática, levando em consideração a consistência da pele e a pressão exercida sobre o cabeçote. Estimula a dissolução dos nódulos e a eliminação da gordura, melhorando muito o processo de celulite;
·        Drenagem linfática manual: indicada, seja qual for a intensidade do problema. Trata-se de uma massagem suave, que facilita o escoamento da linfa, melhorando a circulação sangüínea e eliminando as toxinas;
·        Ultrassom (Manthus): aparelho que emite ondas de baixa freqüência numa profundidade de 3 a 4 cm, agitando as moléculas de água da região, que se colidem com as células adiposas, promovendo a eliminação de gordura e toxinas;
·        Spectra: equipamento de radiofreqüência que produz efeito térmico através de manoplas, a elevação interna da temperatura aumenta a circulação sanguínea em direção aos tecidos conectivos, eliminando toxinas e melhorando a drenagem local.





Nenhum comentário:

Postar um comentário