quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PLATAFORMA VIBRATÓRIA


               O conceito científico de plataforma vibratória foi desenvolvido há cerca de 25 anos, na antiga União Soviética (atual Rússia), para combater a perda óssea ocorrida durante a permanência dos astronautas no espaço. Com o uso diário por 10 minutos eles conseguiam permanecer em órbita por 420 dias, enquanto os astronautas americanos conseguiam no máximo 120 dias, quando retornavam à terra com graves problemas musculares e ósseos. A primeira aplicação foi no tratamento da osteoporose após na recuperação de lesões ocorridas durante as atividades físicas.

O QUE É
              O sistema baseia-se em repetir um estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, o qual gera uma resposta de contração muscular imediata, sem sobrecargas.Com a vibração consegue-se recrutar grupos musculares que no exercício aeróbico são difíceis de serem trabalhados, obtendo-se resultados mais satisfatórios. Adotando diferentes posturas potencializa-se o exercício em determinadas partes do corpo, sem grandes esforços. Os músculos são oxigenados e consegue-se queimar gordura corporal.

BENEFÍCIOS GERAIS
                 Utilizada tanto para condicionamento físico como para reabilitação, os movimentos são realizados de acordo com o condicionamento físico, força muscular e alongamento de cada praticante. Os exercícios podem ser estáticos ou dinâmicos, podendo também estar associado a isometria, com auxilio de acessórios como bolas, thera band (faixa elástica), flex ring (anel flexível), discos de rotação e equilíbrio, assim como técnicas e exercícios do Pilates.
              Através do treino diário ocorre redução de gordura subcutânea e visceral (reduzindo o colesterol); combate a celulite; drenagem linfática; estimulação do intestino; aumento do metabolismo; aumento da densidade óssea, fortalecendo também as articulações (combatendo a osteoporose e artrose); melhora no tônus muscular (ganho de força); melhora problemas circulatórios e o senso de equilíbrio; além de proporcionar massagem e relaxamento.
             O treino na Plataforma Vibratória trabalha seu corpo em diferentes graus de dificuldade e por isso a necessidade de uma avaliação e capacitação do profissional responsável para que o exercício possa ser administrado dentro da capacidade de cada um. Mais do que um simples equipamento para exercício e reabilitação, a Plataforma Vibratória oferece a capacidade de relaxamento de todo o corpo, reduzindo o efeito do stress do dia-a-dia, é uma excelente maneira de exercitar-se saudavelmente, sem grandes esforços, efeito rápido e eficaz obtidos com 20 minutos de exercício por dia.





VANESSA MAGNANTI
FISIOTERAPEUTA ESPECIALIZADA EM PILATES E PLATAFORMA VIBRATÓRIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário